sábado, 15 de janeiro de 2011

Período de chuvas traz preocupação para comerciantes e população ribeirinha em Bezerros



A Defesa Civil de  Pernambuco passa a fazer o monitoramento das águas dos rios do Estado.Para isso,  Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), será construída uma “Sala de Situação”, para avaliar em tempo real o nível de rios e barragens.

Na área  do Agreste, por exemplo, há três barragens que quando transbordam elevam o nivel das águas do Rio Ipojuca, causando transtornos para a população ribeirinha.
Em Bezerros, há uma preocupação por parte dos comerciantes do centro, porque boa parte das lojas situadas nas ruas Cel. Bezerra e Sigismundo Gonçalves  são invadidas pelas águas, o que representa sérios prejuízos. Segundo o presidente da CDL de Bezerros, o empresário André Eletro, o ideal seria a contrução de um muro às margens do Ipojuca, medindo cerca de 3 metros de altura com 300 metros de comprimento, o que, segundo ele, evitaria as inundações. O projeto, que custaria 200 mil  reais, teria sido apresentado à prefeitura, que alegou falta de recursos para sua execução.
As inundações registradas nas últimas cheias  desalojaram familias das áreas ribeirinhas,. O fato parece não ter sido encarado como forma de precauções futuras. As casas anunciadas pelo estado, objetivando a relocação das famílias das áreas de risco, ainda não saiu do papel. Bezerros ficou entre as 34 cidades que decretaram estado de emergência na última cheia, ocorrida em junho de 2010.
Clima
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), até o fim da próxima semana, o clima é de sol em boa parte do Agreste. A partir da próxima segunda-feira (17), a formação de nuvens pode ocasionar chuvas de curta duração.


Bezerros Hoje