segunda-feira, 26 de abril de 2010

Recife supera média nacional

A Secretaria de Saúde do Recife divulgou, nesta segunda-feira, o balanço parcial do Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a gripe A(H1N1). Na capital, 66% da população atendida até então pelo programa foram vacinadas, índice superior à média nacional, de 40%.

A campanha começou no dia 8 de março. No grupo de pessoas de 20 a 29 anos, 195.727 receberam a dose, o que corresponde a 66,89% de pessoas que fazem parte do grupo priorizado pelo Ministério da Saúde. Já o número de gestantes chegou a 19.111, representando 92,02% de um total de 20.768 mulheres. Do total de 33.402 crianças de seis meses a dois anos de vida, o PNI superou a média, contabilizando mais de 34 mil doses.

Os jovens e demais integrantes dos grupos prioritários que não conseguiram se vacinar dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde terão até o dia 7 de maio para fazê-lo. A Secretaria de Saúde do Recife vai disponibilizar pontos de vacinação nos grandes shoppings da cidade (Recife, Tacaruna, Plaza e Boa Vista) e em universidades para facilitar o acesso desse público à campanha. Os locais desses postos volantes serão divulgados ainda nesta semana.

Já os idosos receberão doses contra a gripe normal e a gripe A. A campanha tem início no dia 8 de maio no Recife. A data foi prorrogada do dia 24 de abril para o dia 8 de maio porque, segundo a secretaria, o Instituto Butantã, fornecedor da vacina, estava com dificuldades para suprir o estoque na capital. No dia da vacinação, a secretaria garante que não faltará vacina contra a gripe normal para os idosos. Na mesma data terá início a quinta etapa de vacinação contra a gripe A da população com idades entre 30 e 39 anos.

Outras informações sobre a campanha de vacinação podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria Municipal da Saúde, o 0800.281.1520, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.


Diário de Pernambuco