segunda-feira, 8 de março de 2010

Campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1 começa hoje

O Brasil começa a se preparar nesta segunda-feira para evitar mais um possível surto contra o vírus da Gripe A - conhecida como Gripe Suína - com uma campanha de vacinação em massa cuja meta é imunizar cerca de 110 milhões de pessoas. Em Pernambuco, a intenção é vacinar 4.087.149 pessoas em 2.189 postos montados nos 184 municípios mais Fernando de Noronha. A primeira etapa, direcionada exclusivamente aos profissionais de saúde a indígenas que moram em aldeias, vai até o próximo dia 19. Em seguida, serão imunizados gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças de seis meses a dois anos (22 de março a 2 de abril), homens e mulheres entre 20 e 29 anos (5 a 23 de abril), idosos com mais de 60 anos, portadores de algum tipo de doença crônica (24 de abril e 7 de maio) e homens e mulheres entre 30 e 39 anos (10 a 21 de maio).

O esquema completo de vacinação em Pernambuco vai ser detalhado pelo secretário estadual de saúde, João Lyra Neto, durante coletiva esta manhã, na secretaria estadual de saúde. No local, inclusive, será montado um posto de vacinação que vai imunizar os 31 funcionários do Lacen, que manipulam o vírus H1N1.

Dados do governo estadual mostram que o vírus entrou em Pernambuco no ano passado e vitimou 154 pessoas. Outros 723 casos foram considerados suspeitos. Seis óbitos foram notificados, sendo dois no Recife, dois em Caruaru, um em Goiana e outro em Bonito. Este ano, um caso já foi confimado no Cabo de Santo Agostinho.

A campanha pretende preparar a população para uma possível segunda onda da Gripe A, esperada para o período compreendido entre os meses de julho e agosto. "No hemisfério norte, no entanto, os indícios apontam que essa nova onda chegou mais branda, mas ainda assim é cedo para sairmos do alerta”, afirmou a coordenadora Estadual do Programa Nacional de Imunização, Ana Catarina de Melo.

Logística - A campanha de vacinação contra a Gripe A é divida em cinco etapas. Nesta primeira etapa, o país tem como meta imunizar 128.213 pessoas. Confira quadro com o cronograma completo e o público-alvo de cada fase:

Segunda etapa
22 de março a 2 de abril - Gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças de seis meses a dois anos

Terceira etapa
5 a 23 de abril - Homens e mulheres entre 20 e 29 anos

Quarta fase
24 de abril e 7 de maio - Idosos com mais de 60 anos, portadores de algum tipo de doença crônica

Quinta etapa
10 a 21 de maio - Homens e mulheres entre 30 e 39 anos

Diario de Pernambuco